Por que costumamos escrever 'Deus' com letra maiúscula?


1. Em textos que mencionam divindades de várias religiões, a letra maiúscula diferencia o conceito monoteísta de Deus (com D maiúsculo) dos deuses (com d minúsculo), que são múltiplas divindades em contextos politeístas.

2. No Manual de Redação da Folha de S. Paulo recomenda-se que se escreva Deus com maiúscula apenas quando designar o ser transcendente, único e perfeito das religiões monoteístas. 

"Tudo no mundo emana de Deus", disse o religioso.

3. A Base 45 do Acordo Ortográfico de 1945, que o novo Acordo Ortográfico não alterou, esclarece que: as formas pronominais referidas a entidades sagradas (Deus, Jesus, Maria, etc.) podem escrever-se com maiúscula inicial (ou maiúscula exclusiva, se unilíteras), quando há intuito de lhes dar especial relevo.

No entanto, de um dos exemplos apresentados na Base 45 infere-se que as formas pronominais se limitam aos pronomes pessoais: Veneramos O que nos salvou. O pronome pessoal o, no versículo transcrito, deve surgir em maiúscula porque é o pronome pessoal que se refere à entidade sagrada.

4. Já consagrou-se como substantivo próprio pelo uso, ou seja, por uma questão de estilística ao adotar a ideia de que um substantivo comum pode denotar uma entidade de religiões monoteístas.