Roteiro, premissa, história, enredo e narrativa


Roteiro

O roteiro (português brasileiro) ou argumento ou guião (português europeu), em inglês script (forma reduzida de manuscript - manuscrito), é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).

O roteiro ou argumento é um documento narrativo utilizado como diretriz para espetáculos de cinema, programas televisivos ou jogos eletrônicos.

Roteiros de ficção contém a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários.

O roteiro inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal.

Premissa

A premissa é uma motivação inicial no processo de construção de uma história. Podendo ser uma problematização, uma vontade, uma pergunta, um tema etc. Qualquer motivação que faça um autor começar a se aprofundar em um universo narrativo. Uma premissa original não define necessariamente a qualidade da história, pois esse é o momento mais neutro do processo criativo, o que vai contar mesmo é como a premissa é explorada durante o processo e a atenção que o autor aplica a ela.

Um assalto a uma joalheria, um policial infiltrado em uma gangue ou um chefão organizando um grupo de assaltantes, podem até ser premissas interessantes, mas faltam detalhes e desenvolvimento para se transformarem em uma história.

História

História é a sequência de eventos principais descritos de forma abrangente, sem detalhes específicos. A história se foca nos problemas e objetivos dos protagonistas, que conflitos e problemas são enfrentados. Quando descrevemos um filme para amigos ou lemos uma sinopse, contamos a história geral, as motivações e empecilhos na vida dos personagens, como o filme acaba (se você gosta de dar spoilers), ou seja, a estrutura básica. Qualquer detalhe específico tem a ver com a trama e a narrativa. O processo de escrita da história é sobre determinar quem são os personagens, seus conflitos principais e os eventos, ou seja, o que acontece.

Enredo (plot ou trama)

“O rei morreu e depois a Rainha morreu é uma história. O rei morreu e depois a Rainha morreu de tristeza é uma trama.”

E. M. Forster

A trama é uma série de eventos selecionados que se relacionam entre si dentro da história, é o encadeamento dos fatos que levam uma situação do Ponto A para o Ponto B para o Ponto C, ou seja, todo o recheio e minúcias da história, o conteúdo onde se constrói a narrativa.

O Rei morreu e depois a Rainha morreu é uma história, pois temos dois eventos conectados sendo narrados. O Rei morreu e depois a Rainha morreu de tristeza é uma trama, porque mostra que a ação da Rainha é consequência da ação anterior.

Narrativa

A narrativa é o design e a orquestração de como a história é contada. Narrativa não é só uma exposição do que acontece na história, mas também uma forma de provocar uma resposta emocional em seu interlocutor através de efeitos dramáticos ocasionados pela sua estruturação e decisões criativas. Se a história é o que acontece e a trama é o porquê acontece, a narrativa é a forma de como é contado o que acontece.

Todas as decisões tomadas pelo(a) autor(a) compõem a narrativa, como por exemplo, o tempo de cada cena e/ou ação, o ponto de vista dominante nas cenas, a ordem em que os eventos são apresentados, o que é ou não apresentado, as informações reveladas para o público, as informações reveladas para os outros personagens etc.