Manuel de redação - Dias da semana


a) Use no texto, de preferência, a forma completa: segunda-feira, quarta-feira. Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada (como prevê o manual da Folha de S. Paulo): segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

b) Nas enumerações, a forma reduzida é melhor que a completa por evitar a repetição de feira, que deve constar (podendo, porém, dispensar-se) apenas do último termo: 

  • Na noite de segunda para terça-feira.

c) Como recurso, e apenas nos títulos, poderão ser usados números, mantendo-se o hífen, no entanto:

  • A atriz chega 2ª-feira. 
  • O Congresso reabre-se 5ª.feira. 

Mesmo em números, admite-se a forma reduzida: 

  • A atriz chega 2ª.
  • O congresso reabre-se na 5ª. 

Evite, porém, a redução 3ª.feira ou , porque a rigor o que está escrito é terceira-feira ou terceira, e não terça-feira ou terça.

d) Use sempre o dia da semana, e não o do mês, se o fato estiver previsto para os sete dias seguintes. Assim, se a edição for a do dia 2, e houver uma reunião marcada para o dia 7, refira-se à terça ou quinta, e não ao dia 7.

e) O dia seguinte é sempre amanhã, e nunca sábado (se a edição for a de sexta) ou quarta-feira (se a edição for a de terça). A única exceção permitida (e recomendada) é usar nesta segunda-feira na edição de domingo. A razão: o jornal de domingo começa a circular no sábado à tarde e a indicação segunda-feira eliminará quaisquer dúvidas.

f) Não use as formas na próxima quinta-feira, na sexta-feira vindoura, no sábado que vem, no domingo passado, na terça-feira última, na última quarta-feira. Se você anunciar alguma coisa para quinta-feira, por exemplo, ficará claro que é a próxima. E, se você escrever que algo se realizou sábado, terá sido sempre no sábado passado. Por isso, escreva apenas: 

A exposição começa quinta-feira, 12 ou (12). 

O torneio encerrou-se domingo, 7 ou (7). 

Em nenhuma hipótese use as variantes próximo futuro ou próximo passado.