Quem é Gita Gogoya da música 'Reconvexo'?
Há quem desse uma vida, se tivesse duas, para descobrir o verdadeiro significado da música “Reconvexo”, composição de Caetano Veloso, que ficou imortalizada na voz da sua irmã, Maria Bethânia.
Repleta de uma cadência contagiante e de elementos metafísicos e poéticos, que parecem ter se originados de algum terreiro de Candomblé do Recôncavo Baiano, é difícil não se deixar levar pelo gingado e pelos diversos ritmos presentes na canção do filho da eterna matriarca da Bahia, Claudionor Viana Teles Velloso.
Para interpretar a letra de “Reconvexo” é necessário entender minimamente a trajetória dos Veloso. Os filhos de Dona Canô viveram parte de suas vidas na “Roma Negra”, como Salvador foi chamada pela mais expressiva e atuante ialorixá da Bahia, Aninha de Afonjá. A capital baiana é considerada o lugar com maior número de negros fora da África.
A canção faz várias menções a personalidades da história e da arte, como Henri Gabriel Salvador, que foi cantor, compositor e guitarrista francês de jazz e viveu um bom tempo no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Henri é considerado por muitos como um precursor da Bossa Nova. Além do diretor de cinema e o criador da pop art, Andy Warhol, que dirigiu a consagrada banda de rock, Velvet Underground. Há também nomes para lá de populares, como o de Bobô, que jogou para a seleção brasileira na década de 1980.
No entanto, o verso mais enigmático da música é “Sou Gita Gogóia, seu olho me olha, mas não me pode alcançar”. Desde que foi composta, surgiram várias versões de quem, afinal de contas, seria Gita Gogoya.
Há quem diga que, depois de tanto rebucetório, o próprio Caetano Veloso esclareceu que “Gita Gogóia” é uma referência à canção “Gita”, de Raul Seixas, aliada à “Fruta Gogóia”, canção gravada por Gal Costa, do conhecido álbum “Fa-Tal: Gal A Todo Vapor”. Gita, talvez, seja uma referência a um verso do livro hindu Mahabarata, o Bhagavad Gita (A Canção do Senhor), o texto sagrado mais popular do hinduísmo. No Bhagavad Gita, Krishna expõe os pontos cruciais do hinduísmo.
Entender Caetano nunca foi tarefa muito fácil. Li, certa vez, que é possível que o verdadeiro significado de “Gita Gogoya” não seja quem ou o que, mas quando o baiano de Santo Amaro teve um momento de apoteose.