Língua, idioma e dialeto: veja as diferenças
A língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. É a partir da língua que se torna possível estabelecer uma comunicação. Além disso, é carregada de regras e valores culturais, que a homogeneízam e permitem o entendimento das mensagens trocadas. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Idioma
Uma língua se torna idioma quando passa a ser falada, oficialmente, em determinado país, sendo utilizada para identificar uma nação. Entende-se, então, que para uma língua ser reconhecida como idioma, ela deve estar relacionada à existência de um Estado Político. O português é uma língua e é, também, um idioma, já que é oficial no Brasil, Portugal, Angola, entre outros países. É possível que um mesmo país tenha duas línguas consideradas idiomas, como é o caso do Canadá, onde, oficialmente, fala-se inglês e francês. Por outro lado, pode acontecer de uma língua ser falada em algumas regiões de determinado país, mas, por não ser reconhecida como oficial, não é considerada idioma. Como exemplo, podemos citar o basco, língua falada em partes da França e da Espanha.
Dialeto
É considerado dialeto quando surgem significativas diferenças regionais em um mesmo idioma. Por exemplo, em diversas regiões do Brasil há particularidades no português que brasileiros de outras regiões podem desconhecer. É o que chamamos de variações linguísticas. Assim, de um mesmo idioma, podem surgir diversos dialetos.