BNCC: educação infantil; ensino fundamental e ensino médio
Definição de criança: sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
O eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimento;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
eixos:
- interações
- brincadeiras
direitos de aprendizagem e desenvolvimento:
conviver;
brincar;
participar;
explorar;
expressar;
conhecer-se.
ENSINO FUNDAMENTAL
- Linguagens;
- Matemática;
- Ciências da Natureza;
- Ciências Humanas;
- Ensino Religioso.
ENSINO MÉDIO
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e suas tecnologias.
Ensino Fundamental
- Articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil;
- Progressiva sistematização;
- Novas formas de relação com o mundo;
- Ambiente escolar que considere os interesses dos alunos;
- Nos dois primeiros anos - foco na alfabetização;
- Consolidação das aprendizagens, ampliação das práticas e da experiência intercultural;
- Recurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental;
- Evitar ruptura no processo de aprendizagens;
- Fortalecer a autonomia;
- Cultura digital e TICs (TDICs);
- Desnaturalizar qualquer forma de violência;
- Contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes.