Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais
A BUSCA DE SENTIDO e de propósito para a vida é uma preocupação presente na história da humanidade há muitos séculos.
Cada um de nós, em algum momento da vida, se defronta com essas questões e também busca respostas e ações que deem sentido ao nosso viver.
Uma pessoa com projeto de vida tem uma força que lhe dá impulso e direção, mas sua trajetória existencial não é linear.
Ao olhar para a trajetória de uma vida com projeto, o caminho é curvo e sinuoso, mostrando mudanças e reorientações de rota, mas há um claro e coerente desenho de percurso.
Movemo‐nos permanentemente em um terreno pleno de potencialidades, pleno de apelos que vêm de fora e que devem ser articulados com chamamentos interiores, do fundo do nosso ser.
E construímos uma trajetória de projetos absolutamente original, que nos identifica como pessoa.
Os projetos de vida são como uma bússola que orienta os indivíduos durante seu desenvolvimento integral na busca de um sentido de vida.
Como pedagogos e psicólogos que atuam há décadas na educação, tanto no desenvolvimento profissional de docentes e gestores quanto nos processos de construção de valores de ética e cidadania das novas gerações...
Temos uma quantidade enorme de dados e experiências para compartilhar, apontando caminhos frutíferos para aqueles interessados em formar professores para esse tipo de trabalho e para ajudar crianças, jovens e adultos na construção de uma vida digna a partir de projetos de vida significativos para si e para a sociedade, pautados em princípios de ética e de cidadania.
Desde então, desenvolvendo várias pesquisas em todo o Brasil sobre os projetos de vida dos jovens brasileiros...
Descreve os resultados de suas pesquisas nos Estados Unidos e propõe a formulação de políticas públicas e trabalho social com os próprios jovens, seus pais e os professores para enfrentar essa problemática contemporânea.
Damon apresenta quatro categorias de jovens encontradas em suas pesquisas: desengajados ou sem projetos vitais, sonhadores, superficiais e com projetos vitais nobres ou antissociais.
A discussão feita por Damon ajuda a compreender os valores da juventude contemporânea na perspectiva do que vem sendo chamado de psicologia positiva.
Ulisses Araújo no prefácio do livro de William Damon publicado no Brasil em 2009.
O significado mais próximo do que foi descrito por Damon e outros autores seja 'projeto'.
Araújo entende que o significado mais próximo do que se pode entender em português para o trabalho educativo com base na psicologia é 'sentido, objetivo, finalidade'.
Projetos, objetivos, finalidades organizam pensamentos e ações e estão relacionados com os sistemas de valores dos indivíduos.
Se, de forma intencional e dialética, os projetos e finalidades de vida têm metas nobres, as ações se organizam e orientam para a construção de um mundo melhor para si e para todos, sem segregações e injustiças.
O projeto de vida antissocial, por outro lado, tem metas destrutivas, busca prejudicar a si mesmo e aos outros, ainda que o indivíduo não se dê conta do que está fazendo.
Os autores apontam a importância dos projetos de vida para a juventude contemporânea e oferecem conceitos, caminhos, referências e exemplos para educadores interessados em trabalhar com essa temática.
Essa é a ponte para amarrarmos os projetos de vida à visão atual de cidadania.
Trabalhar na formação do cidadão e da cidadã contemporâneos pressupõe considerar intencionalmente – e atuar em – diferentes dimensões constituintes do ser humano, visando construir valores, habilidades, atitudes e conhecimentos de forma articulada.
Todo esse processo formativo precisa culminar em um modelo educativo que apoie crianças e jovens na construção de projetos de vida éticos, que visem transformar o mundo, e de habilidades necessárias para a vida no século XXI.
O projeto de vida não depende de nenhuma disposição de caráter preexistente.
As pequenas conquistas presentes na rotina podem se transformar em motivo de orgulho e satisfação.
As obrigações ganham significados mais profundos e valiosos se estiverem relacionadas com os meios de transformação daquilo que traz incômodo aos sujeitos.
Construir um projeto de vida requer que os jovens estudantes conheçam a si mesmos e ao universo que os rodeia.
É preciso entender como capacidades, crenças, valores e aspirações pessoais podem servir de base para gerar uma contribuição para a sociedade e para o mundo.
O par intenção-ação passa a ser constitutivo da ideia de projeto de vida.
A construção de projetos de vida envolve reflexões/definições em termos de vida afetiva, família, estudo, trabalho, saúde, bem-estar, relação com o meio ambiente, espaços e tempos para lazer, práticas corporais, práticas culturais, experiências estéticas, participação social, atuação em âmbito local e global, etc.
Fomentar nos estudantes escolhas de estilos de vida saudáveis e sustentáveis, que contemplem um engajamento consciente, crítico e ético em relação às questões coletivas, além de abertura para experiências estéticas significativas.
A cultura escolar tradicional, centrada nos aspectos disciplinares e meramente cognitivos, não vem atendendo às demandas atuais da sociedade.
É necessário repensar o processo de formação humana nas escolas e reinventar a forma como se concebe a educação.
É fundamental formar o bom professor, partindo dos princípios de excelência, ética e engajamento.
Apresentar exemplos de projetos que apontam caminhos para a formação de professores com esses objetivos.
Projetos de intervenção educativa podem auxiliar os educadores a trabalhar com os jovens na construção de seus projetos de vida.
A leitura deste livro pode abrir novas perspectivas de desenvolvimento profissional.
Impactar positivamente a juventude brasileira na busca de um sentido de vida justo, democrático e feliz.
O campo da psicologia apresenta uma rica tradição de estudos sobre o sentido da vida.
Viktor Frankl, em seu livro 'Em busca de sentido', argumenta que manter um sentido para a vida é essencial para a sobrevivência e o bem-estar psicológico.