Planejamento e plano de aula, segundo a BNCC
Planejamento e plano de aula estão profundamente ligados. O planejamento é a determinação dos objetivos a serem alcançados e devem constar de um documento escolar mais amplo.
O plano de aula, por sua vez, contém as práticas utilizadas em sala de aula para que se alcance os objetivos traçados no planejamento. Portanto, o plano de aula é bem detalhado e precisa guiar-se pelas habilidades que se pretende desenvolver nos estudantes.
Essa é uma das questões que a BNCC institui claramente: as atividades devem ser elaboradas em decorrência da habilidade constante em cada etapa da formação escolar e não o contrário.
O ponto de destaque em que as atividades decorrem dos objetivos, e não o contrário, reafirma as habilidades como ponto de partida, modificando a visão da escola tradicional, a qual tem o método como centro.
O primeiro passo para a elaboração de um plano de aula, de acordo com a BNCC, é que o ponto de partida precisa ser diagnosticado.
Logo nos primeiros dias de aula, é necessário possuir um diagnóstico muito bem elaborado acerca dos conhecimentos que os estudantes já possuem.
O próximo passo é, então, definir, dentre as habilidades a serem desenvolvidas, as metodologias necessárias nesse momento, ou seja, estabelecer o que será trabalhado e de que forma, com o intuito de desenvolver a autonomia dos estudantes na conquista de suas aprendizagens e desenvolvimento de habilidades. A BNCC detalha muito bem quais habilidades precisam ser desenvolvidas em cada segmento escolar.
Passo a passo:
1. Elabore o tema a partir da habilidade;
Habilidade estipulada pela banca.
2. Elenque os objetivos do Plano de Aula;
Apresentar a ancestralidade negra e indígena no Brasil como povos originários que contribuem para a formação cultural e combater o racismo estrutural no país.
3. Descreva as atividades detalhadamente;
Atividade proposta é voltada a identificar trechos que se relacionam com a ancestralidade negra e indígena no país por meio de textos literários, de autores consagrados e pouco conhecidos, e realizar uma correlação sobre as realidades vividas e/ou identificadas por cada um dos alunos. Além disso, será requerido a identificação da origem e relevância para a formação cultural nacional dos diversos povos originários que compõe o Brasil.
4. Levante os recursos necessários;
Projetor com equipamento de audiovisual, cópia dos textos das obras literárias.
5. Pense na forma de avaliação.
O estudante será avaliado muito além da produção textual que ele entregará como produto final da aula, mas pela interação e desenvolvimento do tema proposta e pela capacidade de identificar, como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, as diversas realidades brasileiras envolvendo a diversidade étnica e racial, a cultura dos povos originários e os episódios de racismo estrutural.