Wuthering Heights, de Kate Bush

TEXTO DE TIA HELÔ | COM EDIÇÃO E INTERTÍTULOS DE WILL ASSUNÇÃO 

Kate Bush foi a primeira cantora inglesa no topo das paradas com uma música de sua autoria e ficou lá por quatro semanas em 1978, aos 19 anos. A música? Wuthering Heights. A artista chegou para gravar seu primeiro álbum (The Kick Inside) com várias músicas compostas, mas Wuthering Heights foi escrita em poucas horas. Os executivos nem queriam lançar essa música, mas Kate insistiu e foi o sucesso que conhecemos hoje.

A cantora continuou a carreira e tem pelo menos mais dois grandes sucessos: Babooshka e Running Up That Hill. Kate Bush é uma artista performática, adora dançar em seus vídeos e fazer várias caras e bocas.

A música é inspirada no fim do livro "O Morro dos Ventos Uivantes" (Wuthering Heights), romance por Emily Brontë, no momento que Heathcliff começa a ver e falar com o fantasma de Cathy, contudo a música também passa por outros momentos importantes até chegar ao fim e, inclusive, possui várias falas da própria Cathy, retiradas do livro.

Um rápido resumo do livro: Heathcliff e Cathy se amam. No entanto, Cathy é uma garota controversa que acaba se casando com Edgar, o vizinho, devido a sua ascensão social e o fato dele ter dinheiro. 

Heathcliff vai embora, depois volta mais envolvente e rico, e Cathy se vê atraída pelos dois. Heathcliff a faz escolher, mas ela não aguenta a pressão e adoece. Cathy morre no meio da história, dando a sua filha com Edgar à luz. Depois de orquestrar uma vingança, que durou vinte anos, contra todos que o afastaram de Cathy (incluindo a filha dela, o filho dele, o sobrinho e Edgar, é claro), Heathcliff passa a ver o fantasma de Cathy. É aí que entra a composição de Kate Bush.

A canção retrata a própria Cathy falando com o Heathcliff. Acho genial o jeito que a Kate Bush canta essa música com um falsete über agudo (se é que isso existe) que chega a quase doer os ouvidos. A voz é uma tentativa de traduzir a personalidade irritante de Cathy.

Out on the wiley, windy moors

We'd roll and fall in green

You had a temper like my jelousy

Too hot, too greedy

How could you leave me

When I needed to possess you

I hated you, I loved you too

A história se passa nos moors, a vegetação do norte da Inglaterra, os morros verdinhos com muros de pedra e muito vento (uivante). Cathy e Heathcliff, quando crianças e adolescentes, corriam e rolavam na relva dos moors. A Cathy assume seu ciúme, mas joga a culpa para o Heathcliff comparando o seu comportamento ao temperamento dele: ardente demais, ganancioso demais. Ui, Ui, Ui! Ela quer saber por que ele a deixou, justo quando ela precisava possuí-lo. Amor e ódio. Essa é a indecisa Cathy. Heathcliff decide ir embora depois de escutar parte uma conversa da Cathy com Nelly (a empregada que conta toda a história), a qual ela admite seu amor por ele, mas que vai se casar com Edgar por dinheiro e pretende ajudar Heathcliff. Acho que Heathcliff fez certo em ir embora e voltar encantador e poderoso.

Bad dreams in the night

They told me I was going to lose the fight

Leave behind my wuthering, wuthering 

Wuthering Heights

Na conversa com Nelly, Cathy conta o sonho que teve: ela não merecia ir para o céu, pois quando chegasse lá a mandariam de volta à Terra; ela não é feliz longe de Heathcliff. Essa briga, a qual ela diz que vai perder, é o antigo dilema da escolha entre os dois, entretanto precisa escolher. Ela optou pelo dinheiro e posição de Edgar e tem que ir embora de Wuthering Heights, lugar que tem o nome da propriedade onde ela morava quando solteira (e passava o dia com o Heathcliff).

Heathcliff

It's me, Cathy, I've come home

I'm so cold, let me in-a-your window

No início do livro, Sr. Lockwood, o inquilino da outra casa do Heathcliff, passa a noite em Wuthering Heights e no meio da noite ele escuta um barulho na janela. Ele acha que é um galho, mas quando vai afastar a planta uma mão pequena e gelada o agarra e fala "I'm Catherine Linton. I'm come home, I've lost my way on the moor. Let me in." (isso depois de 20 anos da morte da Cathy). Heathcliff fica louco quando descobre que o fantasma da Cathy falou com Sr. Lockwood. No fim do livro, Heathcliff passa os dias no quarto, falando só (ou com um fantasma, segundo Nelly). Mesmo tendo acontecido com Sr. Lockwood, foi uma ótima sacada da Kate Bush colocar esse refrão como Cathy chamando o Heathcliff.

Oh it gets dark, it gets lonely

On the other side from you

I pine a lot, I find a lot

Falls through without you

I'm coming back love, cruel Heathcliff

My one dream, my only master

E como isso Cathy sofre (quem mandou escolher o Edgar?). É escuro e solitário longe do Heathcliff, ela se consome, e a sorte acaba sem ele. "Olha Heathcliff, seu bruto, estou voltando, meu amor, meu sonho, meu único senhor", alerta. No livro, ela realmente chama o Heathcliff de cruel. O Heathcliff faz algumas maldades levado pela sede de vingança, mas nenhuma delas contra Cathy. A única coisa que ele fez com ela foi permitir-se ir embora depois de escutar a conversa na cozinha e, quando voltou, disse que era para ela escolher entre ele e Edgar.

Para mim, cruel é a Cathy que escolheu o Edgar por dinheiro e posição e ainda queria que o Heathcliff engolisse tudo.

Too long I roam in the night

I'm coming back to his side to put it right

I'm coming home to wuthering, wuthering

Wuthering Heights

Ela passa vinte anos vagando no limbo e decide voltar para Heathcliff e consertar o que fez de errado. É, Cathy, como fantasma é mais fácil, não é? Então, ela volta para sua casa: Wuthering Heights.

Heathcliff

It's me, Cathy, I've come home

I'm so cold, let me in-a-your window

Mais uma vez o refrão, Cathy-fantasma pedindo para o Heathcliff abrir a janela que ela esta com frio.

Let me have it, let me grab your soul away

Let me have it, let me grab your soul away

You know it's me Cathy 

No fim, depois de passar dias no quarto, com a janela aberta, sem comer e falando só (ou não), Heathcliff morre. Quem encontra o corpo, encharcado da chuva que entrou pela janela, é Nelly e ela descreve como: com um olhar radiante e um sorriso que parecia zombar. Na música, Cathy pede a Heathcliff para o possuir e levar sua alma. E conseguiu.