Vigotsky


Possui como característica principal, afirmar que a aprendizagem vêm de fora (meio social) para dentro (intrapessoal). A pessoa sempre irá aprender com o auxílio de alguém, desde que tenha vontade e essa aprendizagem seja significativa. Para Vigotsky a aprendizagem é uma mediação inter e intrapessoal e os dados que passamos ou aprendemos possui sua origem nos signos de cada grupo social.

Relação homem-ambiente
Os estudos de Vygotsky sobre aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. "Na ausência do outro, o homem não se constrói homem", escreveu o psicólogo. Ele rejeitava tanto as teorias inatistas, segundo as quais o ser humano já carrega ao nascer as características que desenvolverá ao longo da vida, quanto as empiristas e comportamentais, que veem o ser humano como um produto dos estímulos externos. Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor - ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Essa relação não é passível de muita generalização; o que interessa para a teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.

CONCEITO-CHAVE:

A zona proximal de desenvolvimento pode ser entendida como uma região que se encontra entre o nível do desenvolvimento real e do potencial.

Zona de desenvolvimento real
- é o que sabemos e fazemos sozinhos;
- a nossa realidade.

Zona de desenvolvimento proximal
- ajuda de fora;
- meio social agindo pela interação humana;
- papel do professor e do aluno.

Zona de desenvolvimento potencial
- Cada um possui seu limite;
- Resultado da quantidade de relações na vida e a constância do aprendizado.

PALAVRAS DE VYGOTSKY (1896/1934)
SIGNO, SOCIEDADE, ZONA DE DESENVOLMENTO REAL, POTENCIAL, PROXIMAL, INTERNALIZAÇÃO, MEDIAÇÃO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, GRUPO, LINGUAGEM, SÍMBOLOS.