Piaget e as fases do desenvolvimento


ABORDAGEM COGNITIVISTA
O desenvolvimento humano que traz implicações para o ensino. Uma das implicações fundamentais é a de que a inteligência se constrói a partir da troca do organismo como o meio, por meio das ações do indivíduo. A ação do indivíduo, pois, é centro do processo e o fator social ou educativo constitui uma condição de desenvolvimento. Temos então o pensamento expresso de PIAGET.

CONCEITO-CHAVE:

Equilibração majorante: quando o indivíduo constrói as estruturas mentais que possibilitam subir de nível cognitivo, ou seja, compreender algo novo. O papel do meio (família, escola etc.) é fundamental nesse processo.

O equilíbrio está entre a assimilação e a acomodação e orienta a passagem de um estágio para o outro.

ASSIMILAÇÃO
É o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado percentual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias, ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.

ACOMODAÇÃO
É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:

Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele. Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação. Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo. O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação

EQUILIBRAÇÃO
É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, e esta não acontece. 

As fases do desenvolvimento segundo Jean Piaget (1896-1980), renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil se dividem em quatro.

Piaget concluiu, depois de observar muitas crianças, que o progresso de aquisição do conhecimento delas passa por quatro estágios e que todas passam por eles na mesma ordem:

1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)

- Desenvolvimento da inteligência;

- Movimentos reflexos;

- Aqui e agora;

- Relação com o próprio corpo;

- Anomia;

- Jogo de exercício.

2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)

- Linguagem;

- Fase da animação;

- Imagem simbólica;

- Egocentrismo e ciúmes;

- Começa, porém não consegue fazer operação de forma real;

- Heteronomia;

- Jogo simbólico.

3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

- Capacidade de realizar operações mentais concretas (seriar, classificar e conservar);

- Razão e criticidade;

- Criança é mais socializada;

- Ver para crer;

- Autonomia;

- Jogo social ou de regras.

4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)

- Adolescência;

- Realidade concreta; reflexões sobre hipóteses;

- Reflexão e consciência;

- Autonomia;

- Jogos sociais ou de regras.

PALAVRAS DE PIAGET (1896/ 1980)

ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO, DESEQUILÍBRIO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, OPERATÓRIOS, HOMEM/MEIO, HOMEM/OBJETO, JOGOS SIMBÓLICOS, JOGO SOCIAL, JOGO DE REGRAS PSICOGÊNESE, SISTEMA NERVOSO, COGNIÇÃO.