ABORDAGEM COGNITIVISTAO desenvolvimento humano que traz implicações para o ensino. Uma das implicações fundamentais é a de que a inteligência se constrói a partir da troca do organismo como o meio, por meio das ações do indivíduo. A ação do indivíduo, pois, é centro do processo e o fator social ou educativo constitui uma condição de desenvolvimento. Temos então o pensamento expresso de PIAGET.
CONCEITO-CHAVE:
Equilibração majorante: quando o indivíduo constrói as estruturas mentais que possibilitam subir de nível cognitivo, ou seja, compreender algo novo. O papel do meio (família, escola etc.) é fundamental nesse processo.
O equilíbrio está entre a assimilação e a acomodação e orienta a passagem de um estágio para o outro.
ASSIMILAÇÃO
É o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado percentual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias, ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
ACOMODAÇÃO
É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:
Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele. Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação. Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo. O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.
EQUILIBRAÇÃO
É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, e esta não acontece.
As fases do desenvolvimento segundo Jean Piaget (1896-1980), renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil se dividem em quatro.
Piaget concluiu, depois de observar muitas crianças, que o progresso de aquisição do conhecimento delas passa por quatro estágios e que todas passam por eles na mesma ordem:
1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
- Desenvolvimento da inteligência;
- Movimentos reflexos;
- Aqui e agora;
- Relação com o próprio corpo;
- Anomia;
- Jogo de exercício.
2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
- Linguagem;
- Fase da animação;
- Imagem simbólica;
- Egocentrismo e ciúmes;
- Começa, porém não consegue fazer operação de forma real;
- Heteronomia;
- Jogo simbólico.
3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
- Capacidade de realizar operações mentais concretas (seriar, classificar e conservar);
- Razão e criticidade;
- Criança é mais socializada;
- Ver para crer;
- Autonomia;
- Jogo social ou de regras.
4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
- Adolescência;
- Realidade concreta; reflexões sobre hipóteses;
- Reflexão e consciência;
- Autonomia;
- Jogos sociais ou de regras.
PALAVRAS DE PIAGET (1896/ 1980)
ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO, DESEQUILÍBRIO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, OPERATÓRIOS, HOMEM/MEIO, HOMEM/OBJETO, JOGOS SIMBÓLICOS, JOGO SOCIAL, JOGO DE REGRAS PSICOGÊNESE, SISTEMA NERVOSO, COGNIÇÃO.