Qual a diferença entre ironia e sarcasmo?
O sarcasmo e a ironia são recursos estilísticos empregados com a intenção de oferecer maior expressividade ao discurso. Em outras palavras, o sarcasmo e a ironia são utilizados quando o autor do texto pretende oferecer uma maior dramaticidade ao discurso, utilizando, dessa maneira, as palavras em seu sentido conotativo (figurado), em detrimento de seu sentido real, chamado de denotativo.
Diferença entre sarcasmo e ironia
Embora sejam termos que se aproximem e muitas vezes são empregados como sinônimos, o sarcasmo e a ironia possuem suas peculiaridades. Destarte, o sarcasmo é um recurso expressivo utilizado, sobretudo, com um sentido provocativo, malicioso e de crítica, enquanto a ironia é a uma figura de linguagem que expressa o oposto do que o autor pretende afirmar.
Em resumo, o sarcasmo e a ironia estão intimamente ligados, entretanto, diferem na intenção estabelecida pelo escritor, ou seja, o sarcasmo sempre apresenta um tom provocador, mordaz e de zombaria, que apela ao humor ou ao riso, todavia, a ironia apresenta um tom menos áspero, de forma que se trata de uma contradição do sentido literal das palavras, sendo utilizada de forma mais amena, sutil. Não obstante, para alguns estudiosos do tema, o sarcasmo corresponde a um tipo de ironia com um teor provocativo e, por sua vez, a ironia pode ser classificada de três maneiras, a saber:
a) a ironia oral, que expressa a diferença entre o discurso e a intenção;
b) a ironia dramática ou satírica, que se diferencia da expressão e compreensão;
c) a ironia de situação, que corresponde à diferença existente entre a intenção e o resultado da ação.
Ambos os termos são provenientes da língua grega: a palavra sarcasmo (sarkasmós) significa zombaria, escárnio, enquanto a palavra ironia (euroneia) significa dissimular, fingir. Para o escritor contemporâneo brasileiro Gabito Nunes: “Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo”.
Para estabelecer melhor essa distinção entre o sarcasmo e a ironia, vejamos os exemplos abaixo:
Ela é tão inteligente que errou todas as questões da prova.
(Ironia).
Sua maquiagem está linda, mas seu rosto é bem mais.
(Sarcasmo).