Psicologia da Educação e Tendências Pedagógicas (afirmações)


O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes.

Ao considerar a educação como um ato pedagógico e também político, é correto afirmar que um traço marcante, nas teorias críticas atuais, é a valorização da pessoa do educando enquanto aprendiz e como ser histórico, político e social.

Enquanto propostas para superar as críticas ao caráter apenas instrumental e neutro da didática.

Sua perspectiva fundamental assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e coloca a articulação das três dimensões: técnica, humana e política, no centro configurador de sua temática.

Procura partir da análise da prática pedagógica concreta e de seus determinantes.

Contextualiza a prática pedagógica e procura repensar as dimensões técnica e humana, sempre situando-as.

Analisa as diferentes metodologias explicitando seus pressupostos, o contexto em que foram geradas, a visão de homem, de sociedade, de conhecimento e de educação que veiculam.