Triste Bahia e o Barroco no Brasil


No soneto, Gregório de Matos lamenta o estado de sua cidade, outrora rica, agora pobre. Há a personificação da cidade, pelo eu-lírico se identificar com sua condição a ti trocou-te e a mim foi me trocando. A condição de miséria da cidade se deve ao fato de ela se dar ao estrangeiro brichote. O desfecho do poema possui teor moralizante, já que o poeta propõe como saída o retorno da cidade à condição de humildade, desejando – por Deus! – vê-la em simples capote de algodão, desprovida da sedutora seda.

Gravado integralmente em Londres, em 1972, Transa é o terceiro trabalho solo de Caetano Veloso. Marcante pela mistura de ritmos e de referências culturais e literárias, o disco traz em Triste Bahia uma analogia do compositor com o Boca do Inferno – ambos perseguidos. Na letra, Caetano Veloso destaca aspectos culturais – Mestre Pastinha, responsável pela difusão da capoeira na África e perseguido pelos militares - musicais e literárias – para lamentar a perda da identidade de sua terra.

A música inicia com alguns versos de Triste Bahia (Gregório de Mattos). Apesar da grande diferença de épocas entre Gregório e Caetano, ambos criticam a Bahia com o mesmo poema: Gregório num cenário econômico, quando itens de necessidade eram trocados por especiarias europeias e Caetano no cenário político da Ditadura Militar.

Máquina mercante na música de Caetano refere-se à Ditadura. A partir do trecho "Pastinha já foi à África", Caetano adiciona seus próprios versos à música. Durante a Ditadura Militar, a capoeira foi marginalizada e perseguida. Caetano faz uma citação ao mestre Pastinha, capoeirista que visitou a África para mostrar a capoeira brasileira. Caetano faz um jogo com o acontecimento e a época dizendo que Pastinha preferiu ir à África a ficar no Brasil.

Caetano sempre cita uma fuga da Ditadura, como quando diz querer ir morar na lua e "Vamo-nos embora pelo mundo afora, camará. Triste Bahia camará" ou "Maria pegue o mato é hora, Arriba a saia e vamo-nos embora". E "Bandeira branca enfiada em pau forte" significa um pedido de paz, de fim da Ditadura Militar.

Da poesia barroca, identifica-se o hipérbato, ou seja, a troca da ordem direta dos termos da oração (cultismo ou gongorismo), a antítese, que consiste na exposição de ideias opostas e a obsessão pela linguagem culta (cultismo ou gongorismo), característica barroca.

Divide-se a poesia lírica de Gregório de Matos em três temáticas: poesia lírica amorosa; poesia lírica reflexiva; poesia religiosa.