Orações subordinadas (1)


O período composto por subordinação é também visto como uma oração e sintagma complexo, como define Perini: “Chamaremos sintagma complexo um sintagma que encerra, como um de seus constituintes imediatos ou mediatos, uma oração”.

Se retomarmos o conceito de oração e seus constituintes, que vimos no estudo do período simples, verificaremos que em um período desse tipo as orações que correspondem às subordinadas exercem funções dos sintagmas representados por substantivos, adjetivos e advérbios.

Nesse sentido, afirma Perini:

Em princípio, um sintagma complexo pode ocupar as mesmas funções que um sintagma simples da mesma classe. (...) Assim, um SN simples pode ser sujeito, objeto direto etc., e um SN complexo pode desempenhar exatamente as mesmas funções.

Assim, a partir dessa noção de sintagma, podemos relacionar os grupos de orações subordinadas às funções dos sintagmas que representam.

As orações substantivas têm funções exercidas pelo sintagma nominal, as adjetivas, pelo sintagma adjetival e as adverbiais, pelo sintagma adverbial.

A primeira classificação de uma oração subordinada refere-se à função exercida por ela na oração principal

Em um período, a oração principal é aquela que vem sempre acompanhada de oração (estrutura frasal com verbo) que completa o seu sentido. Os orações principais possuem uma estrutura sintática quase completa, e por isso necessitam de outro termo para completá-las. São do período composto, pois o termo subordinado possui um verbo (oração).

Enquanto as orações subordinadas apresentam um período composto por subordinação, ou seja, quando as orações existentes nele dependem sintaticamente uma da outra para terem sentido, havendo uma principal e outra subordinada. O período composto por subordinação apresenta orações dependentes uma da outra para ter sentido completo.

Sonhei que estava em Paris. Nesse exemplo, a oração principal é: Sonhei.

Se exercer função de um substantivo (sujeito, objeto, predicativo, complemento nominal, aposto, agente da passiva), será chamada de substantiva. Se exercer função de adjunto adnominal, será chamada de adjetiva. Se exercer a função de adjunto adverbial, será chamada de adverbial.