Consoante e vogal de ligação?
As palavras da língua portuguesa são formadas e estruturadas por elementos mórficos, como radical, raiz, tema, afixos (prefixos e sufixos), desinências (nominais e verbais), vogal e/ou consoante de ligação e vogal temática.
Cada partícula é fundamental para que possamos compreender as palavras, pois representa uma unidade mínima de significação chamada de morfema.
A vogal de ligação, representando um morfema que apenas surge por motivos eufônicos (ligados ao som), justamente para permitir que a palavra seja pronunciada de forma efetiva. Como é o caso de:
GASÔMETRO
TECNOCRACIA
INSETICIDA
CONSOANTES DE LIGAÇÃO
Assim como as vogais de ligação, as consoantes de ligação são fonemas que aparecem no interior das palavras permitindo a ligação entre o radical e as desinências. As vogais e consoantes de ligação são consideradas como elementos eufônicos, ou seja, estão relacionados com os aspectos fonológicos (sons), contribuindo para a pronúncia de algumas palavras. É importante ressaltar que as vogais e as consoantes de ligação não causam alteração de sentidos nas palavras.
Vamos aos exemplos:
Brasiliense
Brasil – radical
i – vogal de ligação
ense – sufixo
Inseticida
Inset – radical
i – vogal de ligação
cida – sufixo
Cafeteira
Cafe – radical
t – consoante de ligação
eira – sufixo
Escolaridade
Escola – radical
r – consoante de ligação
idade – sufixo
Chaleira
Cha – radical
l – consoante de ligação
eira – sufixo