Arcadismo no Brasil


Posterior ao movimento artístico do Barroco, o arcadismo português foi inspirado na Arcádia Italiana, fundada em 1690. A Arcádia era uma academia literária que reunia escritores empenhados em apresentar um novo estilo, alijado do anterior: o Barroco.

O Arcadismo esteve marcado por uma arte menos rebuscada e extravagante que representava o movimento anterior. O Arcadismo Português terminou em 1825, com a publicação do poema “Camões”, de Almeida Garrett, o qual inaugura uma nova fase: o Romantismo.

O maior destaque na produção árcade portuguesa foram os poemas, sendo Bocage um dos maiores representantes. A Arcádia Lusitânia foi fundada pelos poetas Cruz e Silva, Manuel Nicolau Esteves Negrão e Teotónio Gomes de Carvalho extinguindo-se em 1776. Em seu lugar foi criada a Nova Arcádia, em 1790 em Lisboa.

O Arcadismo (Setecentismo ou Neoclassicismo) é uma escola literária empenhada em apresentar um estilo de vida simples e bucólica, longe dos centros urbanos.

Em pelo século XVIII e em meio aos ideais iluministas, surge a escola literária árcade. O "século das luzes", como é chamado, foi marcado por um avanço e desenvolvimento tecnológico, científico e social, o qual influenciou profundamente a cultura europeia.

Em Portugal, o país passava por uma fase de transformações e renovações após a Guerra da Restauração, a qual concedeu a Independência ao país que estava sob domínio espanhol, desde 1580.

Além da reestruturação econômica, política e social, as reformas no campo de educação foram essenciais para propulsionar um espírito de renovação e incentivo aos estudos científicos.

Assim, o arcadismo dá lugar a razão, deixando um pouco de lado, a religiosidade que ainda era possível encontrar no barroco.

No Brasil, o Arcadismo teve como marco inicial a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768 e, ademais, a fundação da Arcádia Ultramarina, em Vila Rica.

Vale lembrar que o nome dessa escola literária provém das Arcádias, ou seja, das sociedades literárias da época. Os principais escritores brasileiros desse período são: Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.

Líricos: 

Tomás Antônio Gonzaga - Marília de Dirceu e Cartas Chilenas

Cláudio Manoel da Costa - Obras poéticas

Épicos: 

Basílio da Gama - O Uraguai

Frei Santa Rita Durão - Caramuru

Desse modo, ele propõe a busca do equilíbrio e retorno aos clássicos, sendo os principais conceitos:

Simplicidade e exaltação da natureza

Bucolismo

Valorização do cotidiano e da vida simples, pastoril e no campo (bucolismo)

Crítica a vida nos centros urbanos

Modelo clássico (Neoclassicismo)

Linguagem simples e expressões latinas

Utilização de pseudônimos

Objetividade e racionalidade

Temas simples: amor, vida, casamento, paisagem

Fugere Urbem (fugir da cidade)

Inutilia Truncat (cortar o inútil)

Aurea Mediocritas (mediocridade áurea/vida comum)

Locus Amoenus (refúgio ameno/agradável)

Carpe Diem (aproveite o momento)

Crítica a burguesia e aos centros urbanos

Outros escritores brasileiros que merecem destaque são: Inácio José de Alvarenga Peixoto (1744-1793) e Silva Alvarenga (1749-1814).

Apesar de ser um poeta nascido em Portugal, a cidade de Marília, no estado de São Paulo, recebe esse nome em homenagem ao escritor Tomás Antônio Gonzaga por sua obra Marília de Dirceu.

Contexto

Se o Barroco acontece na Bahia, o Arcadismo tem sua maior manifestação em Minas.

- Ouro Preto e Vila Rica

- Ciclo da Mineração

- Inconfidência Mineira

- Inconfidentes intelectuais e ricos (exceção de Tiradentes)

Caramuru, de José Santa Rita Durão, e O Uraguai, de Basílio da Gama vão anteceder o Romantismo da Primeira Geração.

MAIS

O Arcadismo alcançou, no Brasil, sua representação máxima com Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.

O Arcadismo prevê a simplificação da língua literária – ordem direta – imitação dos antigos gregos e romanos.

Na obra Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga, temos uma sátira contra a administração de Luís da Cunha Menezes.

O Uraguai:

O poema narra a expedição de Gomes Freire de Andrada, Governador do Rio de Janeiro, às missões jesuíticas espanholas da banda oriental do rio Uruguai.

O Uraguai segue os padrões estéticos dos poemas épicos da tradição ocidental, como a Odisseia a Eneida e Os Lusíadas.

Basílio da Gama, em O Uraguai, no entanto, não seguiu a rígida estrutura camoniana de Os Lusíadas, usando versos decassílabos em oitava-rima.

Cláudio Manuel da Costa, desencantado com a brevidade do amor, se expressa em Obras Poéticas.

Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de um século: Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga.

“Depois que nos ferir a mão da morte,

ou seja neste monte, ou noutra serra,

nossos corpos terão, terão a sorte

de consumir os dous a mesma terra.”

Produção despojada das ousadias sintáticas da estética anterior (barroca), com predomínio da ordem direta e de vocábulos de uso corrente. 

A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.

Glauceste Satúrnio (Cláudio Manuel da Costa)

Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)

Lereno (Caldas Barbosa)

Alcindo Palmirendo (Silva Alvarenga)

Termindo Sipílio (Basílio da Gama)

Cláudio Manoel da Costa enfatiza a oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.