Estrutura detalhada da redação do Enem: a conclusão


Conclusão (intervenção/solução/previsão)

A proposta de intervenção pode começar com as expressões, como por fim ou portanto? Pode, sim, mas cuidado com outras muito coloquiais como no fim das contas ou depois de tudo que foi falado. É bom reforçar que o corretor espera que o estudante possua domínio textual e não leve clichês no momento de elaborar a conclusão.

Concretude

Quanto à proposta em si, muita gente escreve coisas como o governo deve criar leis, programas, campanhas etc. Não é proibido, mas lembre-se que para tirar nota máxima o inscrito deve criar algo original. Uma proposta que realmente funcione no mundo real.

Deve-se deixar claro quais os meios de se chegar à solução. Poderia dizer, por exemplo, que para solucionar a fome do mundo bastaria dar comida a quem não tem. É uma solução? Claro que sim, mas como fazer isso? A capacidade do estudante de pensar de maneira coerente também é avaliada.

1ª frase: a primeira frase serve para sintetizar as ideias desenvolvidas anteriormente.

2ª frase: Neste espaço, aborda-se a solução sob vários aspectos: o papel do governo, da família e da escola, indicando claramente o que cada um deve fazer para auxiliar em sua resolução.

3ª frase: Por fim, a citação de um pensador ou um pensamento acerca da problemática, cabe aqui também literatura, filosofia e outras áreas, demonstrando capacidade de relacionar conhecimentos de outras áreas com o tema em questão.