Estrutura detalhada da redação do Enem: o desenvolvimento ou argumentação


É necessário aprender a criar bons argumentos. Mas também é preciso saber usar os mecanismos linguísticos de forma adequada para estabelecer a coesão textual, que é um critério de avaliação muito importante em qualquer tipo de texto e, principalmente, na redação do Enem.

O argumento serve para a defesa da tese, aquela que foi apresentada na última frase da introdução. Em alguns casos haverá temas que devem ganhar posicionamento a favor, contra, ou pesos para ambos os lados. Nesse sentido, é perfeitamente aceitável que haja um desenvolvimento de um argumento mostrando o lado positivo do problema, e outro mostrando o lado negativo – sempre seguindo a estrutura de parágrafo exposto acima.

O primeiro parágrafo fala dos pontos positivos, enquanto o segundo fala dos pontos negativos. Essa é uma estratégia que pode e deve usar para elaborar uma boa redação.

1ª frase: a primeira frase é curta (máximo de 2 linhas) e simples. Serve para mostrar de forma geral qual o tema daquele parágrafo. Ela tem o nome técnico de tópico frasal e pode ser um argumento;

2ª frase: a segunda frase é o coração do argumento. Nesta parte, o leitor, por meio de uma das estratégias de argumentação, os tão temidos e cobrados EDs devem ser explorados: exemplos concretos, estatísticas, argumento de autoridades etc.

É possível usar até 3 deles para dar concretude a este parte do parágrafo.

3ª frase: a terceira frase, finalmente, é uma espécie de conclusão do parágrafo. Você deve chegar a uma síntese a partir do que falou e estabelecer uma ligação com o que vai falar no próximo.