PCNs
- Criado em 1997 (movimento pós-LDB);
Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular; a formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos e a avaliação do sistema de Educação.
Os PCNs são mais antigos, foram criados em 1997 (em um movimento pós-LDB) e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola até a definição das diretrizes curriculares.
- Propõe avaliação formativa;
- Defende que todo conhecimento é válido;
- Adoção de ciclos;
- Elaborados pelo MEC;
- Tratam de interdisciplinariedade e transversalidade;
- Pluralidade cultural, ética, saúde, meio ambiente e orientação sexual;
- Os PCNs não foram revogados;
- Os PCNs são catalisadores;
- Construção acadêmica;
- Referencial facultativo para os sistemas e professores isolados;
- Abertos e flexíveis;
- Organização por área e ciclos;
- Não substitui a BNCC;
- Formação integral;
- Conceituais, procedimentais e atitudinais;
- Avaliação formativa;
- Situados historicamente;
- Heterogêneos;
ENSINO FUNDAMENTAL
P - pluralidade cultural;
E - ética;
M - meio ambiente;
S - saúde;
O - orientação sexual;
T - trabalho e consumo.
ENSINO MÉDIO
Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Ciências da Natureza e suas tecnologias.
Matemática e suas Tecnologias.
Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Ou:
Ciências Humanas Sociais Aplicadas.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Linguagem e suas Tecnologias.
Matemática e suas Tecnologias.
Conceituais: clássico, tradicional, princípios, fatos.
Procedimentais: como fazer, como realizar.
Atitudinais: valores, regras sociais, atitudes.
1º PCN
2º Proposta curricular de estados e municípios
3º Proposta curricular de cada instituição
4º Programação das atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula
MAIS
De acordo com uma concepção abrangente de currículo, os PCNs NÃO podem ser considerados como um currículo nacional para a educação básica.
Os PCN constituem o primeiro nível de concretização curricular; as propostas curriculares dos estados e municípios, o segundo; e as propostas de cada instituição escolar, o terceiro.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão organizados em ciclos de 2 anos.
Os PCNs formam um documento referência que contém conceitos de área e informações que subsidiam as práticas docentes.
A perspectiva da transversalidade amplia a responsabilidade do professor com a formação integral do aluno.
A organização dada pelos PCNs às séries iniciais do ensino fundamental por ciclos de dois anos de estudo deve-se mais a questões de conjuntura do que a questões pedagógicas. E, devido ao fato de a LDB ser bastante flexível a esse respeito, os diferentes sistemas podem adotar divisões temporais diferentes.