PCNs


- Criado em 1997 (movimento pós-LDB);
- Facultativo;
- Construção acadêmica;
- Referencial para os professores de sistemas isolados;
- Flexibilidade;
- Não substitui a BNCC, mas é complementar;
- Perspectiva crítica ao ensino tradicional.

CONCEITUAIS
PROCEDIMENTAIS
ATITUDINAIS

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes separadas por disciplinas, elaboradas pelo governo federal, e não obrigatórias por lei. 

Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular; a formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos e a avaliação do sistema de Educação.

Os PCNs são mais antigos, foram criados em 1997 (em um movimento pós-LDB) e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola até a definição das diretrizes curriculares.

- Propõe avaliação formativa;

- Defende que todo conhecimento é válido;

- Adoção de ciclos;

- Elaborados pelo MEC;

- Tratam de interdisciplinariedade e transversalidade;

- Pluralidade cultural, ética, saúde, meio ambiente e orientação sexual; 

- Os PCNs não foram revogados;

- Os PCNs são catalisadores;

- Construção acadêmica;

- Referencial facultativo para os sistemas e professores isolados;

- Abertos e flexíveis;

- Organização por área e ciclos;

- Não substitui a BNCC;

- Formação integral;

- Conceituais, procedimentais e atitudinais;

- Avaliação formativa;

- Situados historicamente;

- Heterogêneos;

ENSINO FUNDAMENTAL

P - pluralidade cultural;

E - ética;

M - meio ambiente;

S - saúde;

O - orientação sexual;

T - trabalho e consumo.

ENSINO MÉDIO

Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Matemática e suas Tecnologias.

Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Ou:

Ciências Humanas Sociais Aplicadas.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Linguagem e suas Tecnologias.

Matemática e suas Tecnologias.

Conceituais: clássico, tradicional, princípios, fatos.

Procedimentais: como fazer, como realizar.

Atitudinais: valores, regras sociais, atitudes.

PCN

 Proposta curricular de estados e municípios

Proposta curricular de cada instituição

Programação das atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula

MAIS

De acordo com uma concepção abrangente de currículo, os PCNs NÃO podem ser considerados como um currículo nacional para a educação básica.

Os PCN constituem o primeiro nível de concretização curricular; as propostas curriculares dos estados e municípios, o segundo; e as propostas de cada instituição escolar, o terceiro.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão organizados em ciclos de 2 anos.

Os PCNs formam um documento referência que contém conceitos de área e informações que subsidiam as práticas docentes.

A perspectiva da transversalidade amplia a responsabilidade do professor com a formação integral do aluno.

A organização dada pelos PCNs às séries iniciais do ensino fundamental por ciclos de dois anos de estudo deve-se mais a questões de conjuntura do que a questões pedagógicas. E, devido ao fato de a LDB ser bastante flexível a esse respeito, os diferentes sistemas podem adotar divisões temporais diferentes.