Interdisciplinaridade, Transversalidade, Transdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Disciplinaridade
INTERDISCIPLINARIDADE
Diálogo entre várias áreas do conhecimento, promovendo a integração das ciências.
- Promover integração;
- Ações coordenadas (relacionadas);
- Integração entre os saberes indissociáveis;
- Os interesses de cada disciplina são reservados;
- Processo de interação entre conhecimento racional e sensível;
- Envolve mais de uma disciplina e comprometimento com o aluno;
- A interdisciplinaridade pretende romper as fronteiras entre as disciplinas.
TRANSVERSALIDADE
- abordagem didática com temas da atualidade;
- temas que não pertencem a um único componente curricular.
Os objetivos e conteúdos dos temas transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade.
A transversalidade se difere da interdisciplinaridade porque, a primeira, se refere à dimensão didática e a segunda à abordagem epistemológica dos objetivos de conhecimento.
Os PCNs sugerem alguns "temas transversais" que correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
Segundo os PCNs, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos:
- Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas;
- A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas.
- Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre membros da comunidade escolar;
- A inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais aprofundado de questões eleitas.
TRANSDISCIPLINARIDADE
A transdisciplinaridade na educação é entendida como a coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino inovado sobre a base e uma axiomática geral, política e antropológica.
- Não existe fronteira entre as disciplinas;
- Busca superar o conceito de disciplina;
- Entende que nenhum saber é mais importante que o outro;
- Ocorre a partir da interseção dos conhecimentos de várias disciplinas;
- Representa um nível de integração disciplinar além da interdisciplinaridade.
MULTIDISCIPLINARIDADE
Nesta concepção, existem várias disciplinas que são trabalhadas simultaneamente sem que haja relação entre elas.
Definição de um único objeto sob diversos olhares de diferentes disciplinas. Cada área, neste caso, faz suas próprias observações considerando seus saberes, sem estabelecer contato com os saberes diferentes do seu.
- Busca a solução de um problema imediato;
- Cada disciplina mantém sua metodologia e teoria;
- Intervenção de várias disciplinas para estudar um mesmo fenômeno;
- Extravasa as fronteiras disciplinares, mas a meta permanece limitada à estrutura da pesquisa disciplinar.
PLURIDISCIPLINARIDADE
É a justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e de modo a fazer aparecer as relações entre elas.
Definição de um único objeto sob diversos olhares de diferentes disciplinas. Cada área, neste caso, faz suas próprias observações considerando seus saberes, sem estabelecer contato com os saberes diferentes do seu.
- Estabelecer relações disciplinares;
- Possibilidade de ligações entre os conhecimentos das diferentes disciplinas;
- Noções de contribuição para o seu campo de conhecimento sem integração entre eles;
- Os conhecimentos estão no mesmo nível hierárquico e existe algum tipo de interação entre eles.
DISCIPLINARIDADE
Entendida como ciência, possui um conjunto próprio de características que se baseia na fragmentação da realidade.
- Qualidade da disciplinar, do que diz respeito a uma disciplina, a uma área do conhecimento, a uma matéria ensaiada em uma instituição de ensino;
- Não integra tampouco engloba a disciplinaridade, a multi, a pluri, a inter, mas existe com elas, distinguindo-se e expandindo o poder da teia.
- Métodos próprios de investigação;
- Refere-se, ao máximo, a um nível de realidade;
- Limites bem estabelecidos pela área do conhecimento;
- Aprofundamento e ampliação de conhecimentos de uma mesma área;
- Na maioria dos casos está somente preocupada com os fragmentos de um nível de realidade.
DIFERENÇA ENTRE PLURI E MULTI
Multi: é um conjunto de disciplinas trabalhadas simultaneamente sem relações explícitas.
Pluri: é a justaposição de várias disciplinas no mesmo nível hierárquico, cujas relações são aparentes.
COMPARAÇÃO
Interdisciplinaridade:
Diálogo entre várias áreas do conhecimento, promovendo a integração das ciências. Grupo de disciplinas conexas para a criação de um campo de saber autônomo.
Transversalidade:
Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.
Transdisciplinaridade:
Não existe fronteiras sobre as áreas do conhecimento. É a coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas.
Multidisciplinaridade:
É a justaposição de disciplinas, cada uma com suas teorias e metodologias próprias.
Pluridisciplinaridade:
Justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico.
Disciplinaridade
Aprofundamento e ampliação de conhecimento de uma mesma área.
MAIS
Interdisciplinar
Pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra, num real trabalho de interação e troca. Através dela ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos.
É uma abordagem que visa a integração de duas ou mais disciplinas para abordar um tema ou problema de forma mais abrangente e profunda. Há uma colaboração e comunicação entre as disciplinas envolvidas, e as fronteiras entre elas são mais flexíveis, permitindo uma abordagem mais integrada e contextualizada do conhecimento.
Transdisciplinar
A gestão do conhecimento parte do pressuposto de que os sujeitos são agentes da arte de problematizar e interrogar, e buscam procedimentos interdisciplinares capazes de acender a chama do diálogo entre diferentes sujeitos, ciências, saberes e temas. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte.
É uma abordagem que busca integrar as disciplinas de forma ainda mais ampla, levando em consideração a complexidade e as incertezas dos problemas atuais. Nessa abordagem, a integração das disciplinas não é suficiente, e são necessárias abordagens que ultrapassem as fronteiras disciplinares, como a visão holística e o diálogo intercultural.
Disciplinar
Trata-se da exploração científica e especializada de determinado domínio homogêneo de estudo. O que nos permite evocar um conjunto sistemático e organizado de conhecimentos com características próprias em seus planos de ensino, de formação, dos métodos e das matérias.
É a forma mais tradicional de organização do conhecimento, na qual as disciplinas acadêmicas são isoladas umas das outras e ensinadas de maneira independente. Cada disciplina tem suas próprias teorias, métodos e conteúdos específicos, e os alunos aprendem esses conteúdos separadamente.
Pluridisciplinar
Estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. Traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”.
É uma abordagem que envolve várias disciplinas em um projeto comum, mas em que cada uma mantém sua autonomia e seus objetivos específicos. Há uma cooperação entre as disciplinas, mas elas não se integram totalmente.
Multidisciplinar
Expressa frações do conhecimento e o hierarquiza. A ideia mais correta para esta visão seria a da justaposição das disciplinas cada uma cooperando dentro do seu saber para o estudo do elemento em questão.
É uma abordagem em que várias disciplinas são abordadas simultaneamente em um mesmo projeto ou atividade, mas cada disciplina é ensinada separadamente e os resultados são apresentados de forma isolada. Há uma divisão de tarefas entre as disciplinas, e cada uma atua em sua área de especialização.