Qual a diferença entre teoria e hipótese?


Hipóteses
são conjecturas, especulações, previsões sobre determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. As hipóteses devem ser testadas, o que normalmente é realizado por meio de experiências.

Já as teorias são explicações bem fundamentadas para descrever eventos que ocorrem na natureza. Envolvem hipóteses, já testadas exaustivamente, fatos e leis. Uma teoria pode soar como uma explicação definitiva, mas pode vir a ser derrubada com o passar dos anos.

A evolução é uma teoria apenas no sentido científico da palavra, assim como outros postulados da ciência prática e até mesmo da ciência quântica. E nas palavras da Academia Nacional de Ciências, “a definição científica formal de teoria é bastante diferente do significado cotidiano da palavra”, daquelas que usamos coloquialmente.

A evolução é uma teoria — como a gravidade é uma teoria. Uma teoria científica, por sua vez, busca nos dá uma explicação lógica sobre o porquê de as coisas acontecerem como acontecem. Isso é feito através de uma metodologia muito bem embasada em fatos observáveis e experimentais.

Uma teoria se apoia em evidências suficientes para ser aceita como verdadeira (rigorosamente falando: verdadeira = extremamente provável), não é um jogo de suposições (hipóteses).

Uma teoria tem o mesmo prestígio que uma lei. Ela não é uma opinião, logo não devemos usá-la como uma forma de descredibilizar o trabalho de tantos cientistas.