Didática: planejamento
Planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face da avaliação proposta, quanto a sua revisão e adequação (flexibilidade) no decorrer do processo de ensino.
Planejamento escolar (Projeto Político Pedagógico);
Planejamento de ensino (plano didático/ensino);
Planejamento de aula (detalhamento).
É sempre um processo heterogêneo.
Segundo Libâneo, um dos principais requisitos para o planejamento escolar são as exigências dos planos e programas oficiais.
- Planejamento: é um processo intencional;
Sobre o planejamento: é a sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade.
Análise crítica que o educador faz de suas ações e intenções, na qual ele procura ampliar a sua consciência em relação aos problemas do seu cotidiano pedagógico, à origem deles, à conjuntura na qual aparecem e quais as formas para a superação dos mesmos.
Na elaboração de um planejamento, o educador, fundamentalmente, precisa: ter clareja dos objetivos de suas ações, ou seja, o que espera alcançar em sua prática educativa.
Planejamento é o contrário de improvisação e não improviso, quando tenho um objetivo em vista. E há três níveis: 1 dos sistemas e redes de ensino, 2 da unidade escolar e 3 do ensino.
Plano:
É o instrumento que registra as decisões e estabelece uma coerência entre meios e fins, servindo de referência para a ação.
Um plano de aula deve prever necessariamente: continuidade das experiências de aprendizagem.
Enquanto o planejamento é um processo contínuo, o plano é a expressão de um processo de tomada antecipada de decisões e sua importância está em: reduzir as incertezas e as surpresas; guiar a ação até chegar à situação desejada e organizar os meios para atingir os objetivos; envolve organização, coordenação de esforços, acompanhamento e controle de ações e avaliação de resultados.
O modelo de planejamento burocratizado se sustenta: na divisão do trabalho, na fragmentação da ação educativa e em concepções de caráter predominantemente instrumental e técnico do planejamento.
“Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos’’. Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem: estar coerentes com os objetivos propostos.
“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento” (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014). Ele se inicia com a elaboração mental, antes mesmo de ser colocado em prática.