Didática: Ensino e aprendizagem (relação professor e aluno)


O ensino é diferente da aprendizagem, no entanto, são indissociáveis;

São interdependentes apesar de diferentes;

O aluno é sujeito (protagonista) desse processo de ensino e aprendizagem.

Libâneo preconiza que aprendizagem é:

É a sequência de atividades em que ambos, docentes e discentes, participam com o objetivo de atingir  a aquisição de habilidades e conhecimentos, gradativamente, com a recorrência dos períodos escolares. Todas as atividades devem estar articuladas.

A assimilação de conhecimentos não é conseguida se os alunos não demonstram resultados sólidos ou estáveis por um período mais ou menos longo.

O currículo precisa ser, portanto, integrado.

Nesse sentido, a assimilação permite identificar e reconhecer dos estudantes quais as perspectivas que devem ser evidenciadas dentro da prática.

É a atividade das matérias escolares (currículo). A combinação dos objetivos, conteúdos, métodos e a forma de organização de ensino tem por finalidade a assimilação ativa dos conteúdos, por parte dos alunos, conhecimentos, habilidades e o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.

Diretrizes

- conhecer etapas do processo de ensino;

- facilitar a compreensão dos conteúdos;

- expressar ideias com clareza e de forma acessível , usando a linguagem acessível;

- tornar os conteúdos significativos, contextualizados e relacionados à prática social;

- problematizar a situação;

- estimular o interesse pelo conhecimento;

Objetivo da didática: processo de ensino

Elementos da didática - processo de ensino e aprendizagem

- conteúdos das matérias;

- ação de ensinar ligada ao professor;

- ação de aprender ligada ao aluno.

Relação professor-aluno:

- bom relacionamento entre professor e aluno;

- professor como mediador do conhecimento;

- aluno sujeito de experiências;

- diálogo e afetividade.

Ensino

É o processo que se caracteriza pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais do aluno em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades em sua aplicação na vida prática;

Caráter bilateral em virtude de que combina a atividade do professor (ensina) com a atividade do aluno (aprender);

Faz interagir dois momentos indissociáveis: a transmissão e assimilação ativa de conhecimentos e habilidades;

A relação não pode ser unilateral;

Atividades de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos.