Didática: Ensino e aprendizagem (relação professor e aluno)
O ensino é diferente da aprendizagem, no entanto, são indissociáveis;
São interdependentes apesar de diferentes;
O aluno é sujeito (protagonista) desse processo de ensino e aprendizagem.
Libâneo preconiza que aprendizagem é:
É a sequência de atividades em que ambos, docentes e discentes, participam com o objetivo de atingir a aquisição de habilidades e conhecimentos, gradativamente, com a recorrência dos períodos escolares. Todas as atividades devem estar articuladas.
A assimilação de conhecimentos não é conseguida se os alunos não demonstram resultados sólidos ou estáveis por um período mais ou menos longo.
O currículo precisa ser, portanto, integrado.
Nesse sentido, a assimilação permite identificar e reconhecer dos estudantes quais as perspectivas que devem ser evidenciadas dentro da prática.
É a atividade das matérias escolares (currículo). A combinação dos objetivos, conteúdos, métodos e a forma de organização de ensino tem por finalidade a assimilação ativa dos conteúdos, por parte dos alunos, conhecimentos, habilidades e o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.
Diretrizes
- conhecer etapas do processo de ensino;
- facilitar a compreensão dos conteúdos;
- expressar ideias com clareza e de forma acessível , usando a linguagem acessível;
- tornar os conteúdos significativos, contextualizados e relacionados à prática social;
- problematizar a situação;
- estimular o interesse pelo conhecimento;
Objetivo da didática: processo de ensino
Elementos da didática - processo de ensino e aprendizagem
- conteúdos das matérias;
- ação de ensinar ligada ao professor;
- ação de aprender ligada ao aluno.
Relação professor-aluno:
- bom relacionamento entre professor e aluno;
- professor como mediador do conhecimento;
- aluno sujeito de experiências;
- diálogo e afetividade.
Ensino
É o processo que se caracteriza pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais do aluno em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades em sua aplicação na vida prática;
Caráter bilateral em virtude de que combina a atividade do professor (ensina) com a atividade do aluno (aprender);
Faz interagir dois momentos indissociáveis: a transmissão e assimilação ativa de conhecimentos e habilidades;
A relação não pode ser unilateral;
Atividades de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos.