Questões: tendências pedagógicas tipo banca Cesp
1. Na Pedagogia Liberal Tradicional, o papel da escola é focado na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
2. Na Tendência Liberal Renovadora Progressivista (Cognitivista), a aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas.
3. Na Tendência Progressista Libertadora, a relação professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente.
4. Na tendência pedagógica Crítico-Social dos Conteúdos o professor é visto como o mediador do processo ensino-aprendizagem.
5. A Tendência Pedagógica Tecnicista é articulada ao sistema produtivo com o objetivo de aperfeiçoamento do sistema capitalista, a qual provê a formação de indivíduos para o mercado de trabalho de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.
6. Para a concepção Liberal Renovada Progressivista, o processo de aquisição do saber é mais importante do que o saber propriamente dito.
7. A pedagogia construtivista é baseada nas ideias de Piaget.
8. A tendência que defende que a função social e política da escola deve ser garantir por meio do trabalho, com conhecimentos sistematizados, a inserção nas escolas, nas classes populares, garantindo as condições para efetiva participação nas lutas sociais. Prioriza ainda, no seu fazer pedagógico, o domínio dos conhecimentos científicos, a construção de habilidades e raciocínio: Crítico-Social dos Conteúdos.
9. Os direitos de expressar e de participar partem dos princípios políticos.
10. Os princípios éticos estão relacionados às ações e às relações estabelecidas com e entre as crianças, com e entre os adultos das unidades de Educação Infantil e também com os familiares, com experiências e vivências de responsabilidade, solidariedade e respeito.
11. “[…] investiga os caminhos percorridos pela inteligência no processo de construção do conhecimento. Diferentes autores, adeptos dessa compreensão da ação educativa, atribuem maior ou menor influência à cultura, à personalidade, à afetividade, ao momento histórico e ao meio social no processo de aprendizagem. Essa característica os distingue, em seus aspectos teóricos e práticos. Nesse conjunto ainda são encontradas as bases teóricas das teorias construtivistas”. O texto acima refere-se a: Concepção Pedagógica Cognitivista (Tendência Progressivista).
12. O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada também pode ser chamado de movimento: Escolanovista.
13. Sobre a Educação e a Escola no Brasil, Saviani identifica quatro grandes concepções na organização, orientação e funcionamento da escola: concepção positivista, humanista, moderna, analítica e dialética.
14. De acordo com Saviani (1983), a identificação da abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto: Crítica e Reprodutivista.
15. Na Tendência Tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por: acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização.
16. A aprendizagem, de acordo com a concepção Pedagógica Liberal Renovadora Não Diretiva: consiste em modificar as percepções da realidade.
17. Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica: Progressista Libertadora.
18. John Dewey, conhecida como Pedagogia de Projetos: uma espécie de processo de investigação que deveria ser todo realizado pelos alunos, permitindo-os viver interessantes e positivas experiências de confrontos com os colegas, sobre prazos e planejamentos postos por eles.
19. Na Tendência Progressista Libertária, a relação entre professor e aluno é não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. A aprendizagem prima pela valorização da vivência cotidiana e se dá informalmente via grupo.
20. A educação Libertadora, proposta por Paulo Freire, se fez presente nos movimentos sociais desde a década de 60 do século passado e durante todo o período militar.
21. A concepção tecnicista remonta à segunda metade dos anos 50 do século passado, tendo como ápice a implementação da Lei n.º 5.692/1971.
22. O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica. A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica: crítica.
23. A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos "competentes" para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. Numa concepção de educação tecnicista.
24. O professor transmite os conteúdos conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem; o aluno recebe, aprende e fixa as informações: Tendência Tradicional.
25. A pedagogia crítico-social dos conteúdos pressupõe uma prática metodológica que relaciona a prática dos alunos com os conteúdos propostos.
26. Saviani defende o trabalho com os conteúdos culturais como elemento de construção de uma pedagogia verdadeiramente revolucionária.
27. O enfoque tecnicista da didática busca estratégia objetiva, racional e neutra do processo de ensino-aprendizagem, em contraposição ao enfoque humanista.
28. Do ponto de vista didático, a Escola Nova está diretamente ligada ao pensamento de Adolphe Ferrière e tem seus métodos centrados na ação do educando.
29. Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.
30. O movimento do escolanovismo (Escolanovista) foi fortemente influenciado pela filosofia pragmatista, amplamente divulgada entre educadores brasileiros.
31. Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante.
32. A educação participa do processo de produção de crenças e ideias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades. E esta é a sua força.
33. Segundo Libâneo (1990), em sentido amplo, a educação se dá simplesmente pelo fato de o sujeito existir socialmente, uma vez que ao conviver com a sociedade ele aprende e ensina, formando-a junto a outros membros dessa mesma sociedade. Ela ocorre em todos os campos, como na organização econômica, política, religiosa, dos costumes etc. Já em sentido estrito, ocorre em instituições específicas, escolares ou não, com a finalidade clara de instrução e ensino, de maneira organizada, planejada, o que não ocorre em sentido amplo.
34. Educação formal: intencional e sistemática; ocorre nas escolas. Educação informal: ocorre de maneira não intencional e assistemática em todos os lugares.
35. A educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepará-los para a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social. Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade. A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade (LIBÂNEO, 1990, p. 16-17).
36. A pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui grande importância à didática, cujo objeto é o processo de ensino e aprendizagem.
37. No Brasil, as tendências que marcaram a tradição da educação foram: a tradicional, a renovada, a tecnicista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
38. A tendência renovada progressivista:
a) A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida.
b) Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a ideia de “aprender fazendo”.
c) Está centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.