Didática
1. Didática
A didática é o principal ramo da pedagogia. Ocupa-se em estudar os métodos e as formas mais apropriados de praticar a instrução e o ensino.
Componentes do PEA (Processo de Ensino e Aprendizagem):
Ocera
Objetivos;
Conteúdos;
Estratégias;
Recursos;
Avaliação.
Desde 1º de janeiro de 2021, o Fundeb passou a ser um instrumento permanente de financiamento da educação básica previsto na Constituição Federal por meio da Emenda Constitucional n° 108/2020, e encontra-se regulamentado pela Lei nº 14.113/2020.
Prática social - prática educativa
Em sentido amplo: não intencional (ocorre no meio social);
Em sentido estrito: é intencional (ocorre em instituições: não necessariamente educacionais).
EDUCAÇÃO: processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas (físicas, morais, intelectuais), tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social em determinado contexto de relações sociais.
INSTRUÇÃO: formação intelectual, formação e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas mediante o domínio de certa nível de conhecimentos sistematizados.
ENSINO: ações; meios e condições para realização da instrução (contém a instrução).
2. Instrução e o ensino
Segundo Libâneo (1990), a instrução é ligada à formação intelectual e ao desenvolvimento da capacidade de conhecer, de acordo com o domínio de certo nível de conhecimentos sistematizados pelo professor. O ensino, por sua vez, corresponde às ações, aos meios e às condições para que se possa instruir e, dessa forma, está ligado à instrução.
A instrução não está livre, mas ligada de maneira subordinada à educação, uma vez que se volta ao desenvolvimento da personalidade do sujeito durante sua atuação nas escolas. Ao instruir, o professor desenvolve conhecimentos, habilidades e capacidades que se tornam reguladores da ação do sujeito no mundo, por isso ocorre um processo pedagógico.
Entretanto, apesar de interdependentes, é possível educar sem instruir e instruir sem educar.
A instrução se refere ao processo e ao resultado da assimilação sólida de conhecimentos sistematizados e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas. O núcleo da instrução são os conteúdos das matérias.
O ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade didática, concretizando as tarefas da instrução; o ensino inclui tanto o trabalho do professor (magistério) como a direção da atividade de estudo dos alunos. Tanto a instrução como o ensino se modificam em decorrência da sua necessária ligação com o desenvolvimento da sociedade e com as condições reais em que ocorre o trabalho docente. Nessa ligação é que a Didática se fundamenta para formular diretrizes orientadoras do processo de ensino (LIBÂNEO, 1990, p. 23).
Dizemos que o sujeito é bem instruído quando é capaz de demonstrar conhecimentos e habilidades suficientemente capazes de resolver os problemas que a vida social demanda. Mas, para isso, o processo de ensino deve possibilitar esse processo de abastecimento para acompanhar as condições de aprendizagem da pessoa do aluno.
A instrução é ligada à formação intelectual e ao desenvolvimento da capacidade de conhecer.
O ensino corresponde às ações, aos meios e às condições para que se possa instruir; dessa forma, está ligado à instrução.
3. Aprendizagem
Segundo Schimitz (apud Piletti, 2010), a aprendizagem é “um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir”.
A principal função do professor é promover a aprendizagem do aluno. Não se pode dizer que ensinou se o aluno não aprender.
Currículo
Segundo Piletti (2010), o currículo tem significado as matérias ensinadas na escola ou a programação de estudos. Atualmente, o termo tem sido utilizado em sentido mais amplo para se referir à vida e a todo o programa da escola, inclusive às atividades extraclasse.
Segundo Piletti (2010), trata-se da transmissão de valores, normas e comportamentos que são passados simplesmente pela interação professor – alunos.
Todas as atividades da escola fazem parte do currículo oferecido. Por isso, ele deve ser estruturado didaticamente com muito cuidado.