Didática


1. Didática 

Conceito: é a ciência e a arte de ensinar.
Objetivo: processo de ensino-aprendizagem.
Professor: mediador.
Aluno: crítica e participativo.
Conteúdo: contextualizado.
Contexto: estimulador.
Metodologia;

Didática Magna - Comenius.

Ponte mediadora:
teoria e prática.

Teórico-científica: formação acadêmica específica.
Técnico-científica: ações, metodologias e pesquisas.

A didática é o principal ramo da pedagogia. Ocupa-se em estudar os métodos e as formas mais apropriados de praticar a instrução e o ensino.

Componentes do PEA (Processo de Ensino e Aprendizagem):

Ocera

Objetivos;

Conteúdos;

Estratégias;

Recursos;

Avaliação.

Desde 1º de janeiro de 2021, o Fundeb passou a ser um instrumento permanente de financiamento da educação básica previsto na Constituição Federal por meio da Emenda Constitucional n° 108/2020, e encontra-se regulamentado pela Lei nº 14.113/2020.

Prática social - prática educativa

Em sentido amplo: não intencional (ocorre no meio social);

Em sentido estrito: é intencional (ocorre em instituições: não necessariamente educacionais).

EDUCAÇÃO: processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas (físicas, morais, intelectuais), tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social em determinado contexto de relações sociais.

INSTRUÇÃO: formação intelectual, formação e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas mediante o domínio de certa nível de conhecimentos sistematizados

ENSINO: ações; meios e condições para realização da instrução (contém a instrução).

2. Instrução e o ensino

Segundo Libâneo (1990), a instrução é ligada à formação intelectual e ao desenvolvimento da capacidade de conhecer, de acordo com o domínio de certo nível de conhecimentos sistematizados pelo professor. O ensino, por sua vez, corresponde às ações, aos meios e às condições para que se possa instruir e, dessa forma, está ligado à instrução.

A instrução não está livre, mas ligada de maneira subordinada à educação, uma vez que se volta ao desenvolvimento da personalidade do sujeito durante sua atuação nas escolas. Ao instruir, o professor desenvolve conhecimentos, habilidades e capacidades que se tornam reguladores da ação do sujeito no mundo, por isso ocorre um processo pedagógico.

Entretanto, apesar de interdependentes, é possível educar sem instruir e instruir sem educar.

A instrução se refere ao processo e ao resultado da assimilação sólida de conhecimentos sistematizados e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas. O núcleo da instrução são os conteúdos das matérias

O ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade didática, concretizando as tarefas da instrução; o ensino inclui tanto o trabalho do professor (magistério) como a direção da atividade de estudo dos alunos. Tanto a instrução como o ensino se modificam em decorrência da sua necessária ligação com o desenvolvimento da sociedade e com as condições reais em que ocorre o trabalho docente. Nessa ligação é que a Didática se fundamenta para formular diretrizes orientadoras do processo de ensino (LIBÂNEO, 1990, p. 23).

Dizemos que o sujeito é bem instruído quando é capaz de demonstrar conhecimentos e habilidades suficientemente capazes de resolver os problemas que a vida social demanda. Mas, para isso, o processo de ensino deve possibilitar esse processo de abastecimento para acompanhar as condições de aprendizagem da pessoa do aluno.

A instrução é ligada à formação intelectual e ao desenvolvimento da capacidade de conhecer

O ensino corresponde às ações, aos meios e às condições para que se possa instruir; dessa forma, está ligado à instrução.

3. Aprendizagem

Segundo Schimitz (apud Piletti, 2010), a aprendizagem é “um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir”.

A principal função do professor é promover a aprendizagem do aluno. Não se pode dizer que ensinou se o aluno não aprender.

Currículo

Segundo Piletti (2010), o currículo tem significado as matérias ensinadas na escola ou a programação de estudos. Atualmente, o termo tem sido utilizado em sentido mais amplo para se referir à vida e a todo o programa da escola, inclusive às atividades extraclasse.

Segundo Piletti (2010), trata-se da transmissão de valores, normas e comportamentos que são passados simplesmente pela interação professor – alunos.

Todas as atividades da escola fazem parte do currículo oferecido. Por isso, ele deve ser estruturado didaticamente com muito cuidado.