Didática: Objetivos Educacionais
Objetivos educacionais: descreve aquilo que os alunos deverão saber ao final do curso - relaciona ao desempenho dos alunos.
para que haja alunos:
- agente transformador (transformação);
- lutas sociais.
Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das ma sérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).
Referências para a sua formulação:
- os valores e ideais proclamados na legislação educacional e que expressam os propósitos das forças políticas dominantes no sistema social;
- os conteúdos básicos das ciências, produzidos e elaborados no decurso da prática social da humanidade;
- as necessidades e expectativas de formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade; condições concretas da vida e de trabalho e das lutas pela democratização.
Os objetivos gerais são explicitados em três níveis de abrangência do mais amplo ao mais específico:
a) pela sistema escolar;
finalidades educativas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.
b) pela escola;
princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático.
c) pelo professor.
concretiza no ensino da matéria; educação e sociedade.
Objetivos gerais:
1º objetivo: colocar a educação escolar no conjunto das lutas pela democratização da sociedade.
2º objetivo: garantir a todas as crianças, sem nenhuma discriminação de classe social, cor, religião ou sexo, uma sólida preparação cultural e científica.
3º objetivo: assegurar a todas as crianças o máximo de desenvolvimento de suas potencialidades.
4º objetivo: capacidade crítica e criativa em relação às matérias (conhecimentos e habilidades em tarefas teóricas e práticas).
5º objetivo: função educativa do ensino ensino, ou seja, a formação de convicção para a vida coletiva.
6º objetivo: instituição de processos participativos, envolvendo todas as pessoas direta e indiretamente que se relaciona com a escola: gestão democrática.