Didática: Currículo


Currículo formal (prescrito):
é o documento que chega às escolas e é entregue para o professor. É estabelecido pelos sistemas de ensino

Currículo real (em ação): é aquele que realmente acontece em sala de aula. O currículo real leva em consideração o que verdadeiramente foi passado e adquirido dentro do ambiente escolar.

Currículo oculto (implícito): manifestações que ocorrem no ambiente escolar e que não aparecem no planejamento; contribui de forma implícita para a aprendizagem. Inclui ainda as influências da experiência com a cultura.

Teorias tradicionais: organização; aprendizagem; metodologia; didática; planejamento; objetivos; ensino e eficiência.

Teorias Críticas: reprodução cultural e social; poder; emancipação; ideologia; capitalismo; libertação; conscientização; currículo oculto; relações sociais.

Teorias Pós-críticas: diferença; identidade; cultura; multiculturalismo; gênero; raça; etnia; sexualidade.

Para Saviani, os currículos se dividem em:

- Tradicional ou estruturalista;
- Crítico ou reprodutivistas;
- Pós-crítico ou pós-estruturalistas.

EFICIENTISMO SOCIAL
A preocupação com é a eficiência da escola que tem como função socializar o jovem segundo os parâmetros da sociedade industrial em formação, permitindo sua participação na vida política e econômica. Pretende-se, assim, que a industrialização da sociedade se dê sem rupturas e em clima de cooperação.

A escola e o currículo são, portanto, importantes instrumentos de controle social. Ainda que o seja um movimento com muitas nuanças, pode-se resumi-lo pela defesa de um currículo científico, explicitamente associado à administração escolar e baseado em conceitos como eficácia, eficiência e economia.

MAIS

Se existe uma noção central à teorização educacional e curricular crítica é a de poder. É a visão de que a educação e o currículo são profundamente implicados em relações de poder que dá à teorização educacional crítica seu caráter fundamentalmente político. Os teóricos críticos compreendem que o
currículo não é um elemento transcendente e atemporal. Ele tem uma história, vinculada a formas específicas e contingentes de organização da sociedade e da educação.