Didática: Componentes do PEA


Componentes do PEA
(Processo de Ensino e Aprendizagem):

OCERA

Objetivos;

Conteúdos;

Estratégias;

Recursos;

Avaliação.

ou

OCMA

Objetivos;

Conteúdos;

Métodos;

Avaliação.

Processo: (ato formativo): gradual; processual;

Ensino: (professor): tem por finalidade a obtenção de conhecimento;

Aprendizagem: (aluno): processo de assimilação de qualquer forma de conhecimento.

A relação de ensino e aprendizagem não é algo mecânico

Aprendizagem organizada: Ocorre na escola, intencional, sistematizada, planejada, vinculada à aprendizagem (ensino) escolar.

Aprendizagem casual: Espontânea não é intencional.

Objetivo: finalidade e claros.

a) valores e ideias ditos na legislação educacional;

b) conteúdos básicos das ciências, produzidos na história da humanidade;

c) as necessidades e expectativas da maioria da sociedade.

Objetivos gerais (sociais, amplos)

a) sistema escolar;

b) escola;

c) e professor.

Objetivos específicos (escolares, restritos)

Conteúdo: o quê? (assunto).

CHHAV

É a junção de conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes

Há três fontes:

a) programação oficial;

b) conteúdos básicos transformados em matérias;

c) exigências teóricas e práticas.

Método: como?

Organização das atividades de ensino e de seus alunos com o objetivo de atingir objetivos relacionados ao conteúdos definidos previamente.

Expositivo - depositário;

Independente - individual ou em grupo, busca soluções criativas;

Elaboração conjunta - compartilhamento e interação entre professor e aluno, visando obter novos conhecimentos; 

Trabalho em grupo - distribuição de tarefas, brain storm, seminário, debate etc.;

Atividades especiais - complementar métodos de ensino.

Meios - ligados especialmente aos métodos (ferramentas etc).

Avaliação: feed back; reflexão.

Verificar, qualificar e apreciar.

Unicidade: Objetivo - conteúdo - e método