Didática: Componentes do PEA
Componentes do PEA (Processo de Ensino e Aprendizagem):
OCERA
Objetivos;
Conteúdos;
Estratégias;
Recursos;
Avaliação.
ou
OCMA
Objetivos;
Conteúdos;
Métodos;
Avaliação.
Processo: (ato formativo): gradual; processual;
Ensino: (professor): tem por finalidade a obtenção de conhecimento;
Aprendizagem: (aluno): processo de assimilação de qualquer forma de conhecimento.
A relação de ensino e aprendizagem não é algo mecânico.
Aprendizagem organizada: Ocorre na escola, intencional, sistematizada, planejada, vinculada à aprendizagem (ensino) escolar.
Aprendizagem casual: Espontânea não é intencional.
Objetivo: finalidade e claros.
a) valores e ideias ditos na legislação educacional;
b) conteúdos básicos das ciências, produzidos na história da humanidade;
c) as necessidades e expectativas da maioria da sociedade.
Objetivos gerais (sociais, amplos)
a) sistema escolar;
b) escola;
c) e professor.
Objetivos específicos (escolares, restritos)
Conteúdo: o quê? (assunto).
CHHAV
É a junção de conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes.
Há três fontes:
a) programação oficial;
b) conteúdos básicos transformados em matérias;
c) exigências teóricas e práticas.
Método: como?
Organização das atividades de ensino e de seus alunos com o objetivo de atingir objetivos relacionados ao conteúdos definidos previamente.
Expositivo - depositário;
Independente - individual ou em grupo, busca soluções criativas;
Elaboração conjunta - compartilhamento e interação entre professor e aluno, visando obter novos conhecimentos;
Trabalho em grupo - distribuição de tarefas, brain storm, seminário, debate etc.;
Atividades especiais - complementar métodos de ensino.
Meios - ligados especialmente aos métodos (ferramentas etc).
Avaliação: feed back; reflexão.
Verificar, qualificar e apreciar.
Unicidade: Objetivo - conteúdo - e método