A psicologia na educação


A psicologia educacional preocupa-se em estudar como os aspectos físico-motor, intelectual ou cognitivo, afetivo-emocional e social, desde o nascimento até a idade adulta, se desenvolvem e interferem na capacidade de aprender na pessoa do aluno, evitando uma atividade desvinculada das capacidades humanas e dos limites das possibilidades de cada pessoa.

Piaget (construtivista)

Todo organismo vai buscar conhecimento por meio de esquemas mentais.

Equilibração majorante - assimilação - acomodação - adaptação - (equilíbrio);
Assimilação: estrutura disponível - gera um equilíbrio

A descrição do processo de conhecer feita por Piaget traz em si a ideia de que todos os indivíduos conhecem por intermédio dos mesmos processos – assimilação e acomodação. Para que haja conhecimento é preciso que o indivíduo estabeleça contato íntimo com o conteúdo a ser aprendido e que se posicione ativamente frente a esse mesmo conteúdo, o que propiciará mudança em seus esquemas cognitivos. Esse processo ocorre em todos os momentos da vida da pessoa, diferentemente em cada faixa etária.

Wallon

- motor
- cognitivo
- afetivo

Vigotsky

- sócio-interacionista, mediação;
- funções elementares superiores;
- interação social - cultura humana.

Ausubel

Estrutura disponível - nova informação
- Subsunçor
- aprendizagem significa
- Combate a ideia do ensino tradicional

Nova informação - informação relevante: SUBSUNÇOR.

Presente na estrutura cognitiva
Início nos anos 1960

Significado lógico:
- natureza do conteúdo

Significado psicológico:
- experiência de cada indivíduo

Aprendizagem significativa 
Aprendizagem memorística

Aprendizagem significativa:
- Dimensão da aprendizagem
- Descoberta do conteúdo

Aprendizagem memorística:
- continuum delimitado

Gardner

- inteligências múltiplas

Bruner

- currículo ou aprendizagem em espiral (currículo em espiral)

Maslow

- desejo e necessidade

Carl Rogers

- Autorrealização
- Não diretividade

Skinner

- comportamento operante
- estímulo resposta

Libâneo

- processo de sistematização

Vasconcelos

- tomada de decisões

Lukesi

- conjunto de decisões

Veiga

- organização
- ação pedagógica e intencional