A psicologia na educação
A psicologia educacional preocupa-se em estudar como os aspectos físico-motor, intelectual ou cognitivo, afetivo-emocional e social, desde o nascimento até a idade adulta, se desenvolvem e interferem na capacidade de aprender na pessoa do aluno, evitando uma atividade desvinculada das capacidades humanas e dos limites das possibilidades de cada pessoa.
Piaget (construtivista)
Todo organismo vai buscar conhecimento por meio de esquemas mentais.
Equilibração majorante - assimilação - acomodação - adaptação - (equilíbrio);
Assimilação: estrutura disponível - gera um equilíbrio
A descrição do processo de conhecer feita por Piaget traz em si a ideia de que todos os indivíduos conhecem por intermédio dos mesmos processos – assimilação e acomodação. Para que haja conhecimento é preciso que o indivíduo estabeleça contato íntimo com o conteúdo a ser aprendido e que se posicione ativamente frente a esse mesmo conteúdo, o que propiciará mudança em seus esquemas cognitivos. Esse processo ocorre em todos os momentos da vida da pessoa, diferentemente em cada faixa etária.
Wallon
- motor
- cognitivo
- afetivo
Vigotsky
- sócio-interacionista, mediação;
- funções elementares superiores;
- interação social - cultura humana.
Ausubel
Estrutura disponível - nova informação
- Subsunçor
- aprendizagem significa
- Combate a ideia do ensino tradicional
Nova informação - informação relevante: SUBSUNÇOR.
Presente na estrutura cognitiva
Início nos anos 1960
Significado lógico:
- natureza do conteúdo
Significado psicológico:
- experiência de cada indivíduo
Aprendizagem significativa
Aprendizagem memorística
Aprendizagem significativa:
- Dimensão da aprendizagem
- Descoberta do conteúdo
Aprendizagem memorística:
- continuum delimitado
Gardner
- inteligências múltiplas
Bruner
- currículo ou aprendizagem em espiral (currículo em espiral)
Maslow
- desejo e necessidade
Carl Rogers
- Autorrealização
- Não diretividade
Skinner
- comportamento operante
- estímulo resposta
Libâneo
- processo de sistematização
Vasconcelos
- tomada de decisões
Lukesi
- conjunto de decisões
Veiga
- organização
- ação pedagógica e intencional