Fatores da textualidade
Textualidade é o conjunto de características que fazem com que uma sequência linguística seja um texto e não uma sucessão de frases que não compõem um todo significativo.
FATORES DA TEXTUALIDADE
FATORES PRAGMÁTICOS
intencionalidade;
aceitabilidade;
informatividade;
situacionalidade;
intertextualidade;
FATORES SEMÂNTICOS
coesão e coerência.
INTENCIONALIDADE: diz respeito à intenção do produtor de elaborar um texto de modo a cumprir a função sociocomunicativa.
ACEITABILIDADE: diz respeito à predisposição do receptor de recepção de um texto e colaborar no processo de produção de sentido.
INFORMATIVIDADE: diz respeito às informações veiculadas por meio dos textos, como anúncios, artes plásticas, artigos etc. O grau de informatividade de um texto é medido de acordo com o conhecimento de mundo das pessoas a que ele se destina. Ou seja, dizemos que um texto possui um alto grau de informatividade quando a compreensão mais ampla desse mesmo texto depende do repertório cultural do leitor.
SITUACIONALIDADE: diz respeito à adequação do texto à situação sociocomunicativa. Esse fator de textualidade está ligado às expectativas, às crenças e aos objetivos dos agentes envolvidos no processo de interlocução.
INTERTEXTUALIDADE: diz respeito aos fatores que fazem tanto a produção quanto a recepção de um texto depender do conhecimento que os agentes envolvidos no processo sociocomunicativo têm de outros textos existentes.
COESÃO: diz respeito às estruturas que compõem um texto em sua materialidade, as palavras (atuais) com as quais tomamos contato e são conectadas entre si. Seguem determinadas regras gramaticais, podendo afirmar que é a parte física do texto.
COERÊNCIA: diz respeito aos caminhos pelos quais os elementos do universo da textualidade e a configuração dos conceitos e relações subentendidas nesse mesmo texto fazem sentido, ou seja, um conceito é definido como uma configuração de conhecimento (cognitivo) entrelaçado à outra rede de sentidos.