Tipos de argumento


Argumento de autoridade – se apoia no conhecimento de um especialista. É um modo de trazer para o texto o peso e a credibilidade da autoridade citada.

Argumento de consenso – determinadas afirmações não exigem a demonstração de um especialista para que se prove o conteúdo argumentado. Mas requer uma constatação óbvia.

Vamos ao exemplo:

“O investimento na Educação é indispensável para o desenvolvimento econômico do país”. Essa afirmação não precisa de embasamento teórico, pois é um consenso global.

Argumento fundamentado na comprovação pela experiência ou observação – fundamentada na documentação com dados que comprovam ou confirmam sua veracidade e, principalmente, na ciência prática.

Argumento fundamentado na lógica – tem como base as operações de raciocínio lógico, tais como as implicações de causa e efeito, consequência e causa etc.

Vamos ao exemplo:

“Ao se admitir que a vida humana é o bem mais precioso do homem, não se pode aceitar a pena de morte, uma vez que existe sempre a possibilidade de um erro jurídico que, no caso, seria irreparável”.